Mercados Globais em Alerta: Impacto das Tarifas de Trump!

Aversão ao risco domina o cenário financeiro global após anúncio tarifário.

Por Tribuna de Várzea Grande em 04/04/2025 às 08:16:27

Os índices futuros nos Estados Unidos iniciaram o dia em queda nesta sexta-feira, após o anúncio de tarifas pelo governo Trump. A medida causou a maior retração nos mercados acionários americanos em cinco anos, intensificando a aversão ao risco entre os investidores.

A expectativa pela divulgação do relatório mensal de empregos (payroll) e o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, contribuem para a cautela no mercado. Analistas esperam que o relatório aponte para a criação de 135 mil empregos nos EUA, uma leve desaceleração em relação ao mês anterior.

Na Ásia-Pacífico, os mercados fecharam em baixa, refletindo as perdas em Wall Street. Hong Kong e China permaneceram fechados devido ao Festival Qingming.

Na Europa, os mercados operam em queda, ampliando as perdas do dia anterior. A União Europeia sinalizou que poderá adotar medidas retaliatórias caso as negociações com os Estados Unidos não avancem.

"Trump cederia à pressão se a Europa apresentar uma resposta unificada." declarou Robert Habeck, ministro interino da Economia da Alemanha.

Os preços do petróleo também sofrem forte queda, caminhando para a pior semana em meses, devido às preocupações com uma possível guerra comercial global que poderia afetar a demanda pela commodity. O Bitcoin, por outro lado, apresenta uma leve alta.

O mercado global está apreensivo com as políticas do governo Donald Trump, o que acarreta forte instabilidade na economia mundial. A esperança é que o posicionamento de líderes como Emmanuel Macron e Robert Habeck, possa surtir algum efeito nas decisões do governo americano, o que, convenhamos, é esperar demais.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro
anu
anu